sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PMJP capacita instrutores para usar programa para deficientes visuais

PMJP capacita instrutores para usar programa para deficientes visuais


Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitec), vai oferecer na próxima semana (de 05 a 09) um treinamento para utilização e implantação do aplicativo DosVox, um software que transforma em arquivos de som os textos exibidos nos sites para o acesso de deficientes visuais.

A capacitação será para 70 participantes, incluindo todos os instrutores das 26 Estações Digitais em funcionamento na Capital, coordenadores pedagógicos e suporte técnico que fazem parte do Programa de Inclusão Digital, implantado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha foi o primeiro a receber uma Estação Digital exclusiva para portadores de deficiências visuais.

A abertura do evento acontecerá no dia 05, a partir das 18h, no auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro) e o treinamento seguirá até o dia 09 no Laboratório da Escola Municipal Leonel Brizola. Serão duas turmas divididas nos turnos da manhã, das 8h30 ao meio dia, e a tarde, das 14h às 18h. O curso será ministrado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O coordenador das Estações Digitais, José Isidro Alves, explicou que o objetivo é implantar o DosVox em todos os demais 250 computadores em funcionamento nas 26 Estações Digitais do Município. “O nosso primeiro passo é capacitar os profissionais para dar início a instalação do programa. Acreditamos que até o fim deste mês possamos ter concluído todas as instalações do DosVox. O projeto é pioneiro e vai oferecer mais acessibilidade para os portadores de deficiência visual”, disse Isidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário